10 atividades familiares para o tempo livre

730x250

Descansar não significa ficar sem fazer nada, mas sim sair da rotina: saiba como fazer isso de maneira saudável e divertida

O tempo livre pode ser muito produtivo quando aproveitado para realizar atividades em família sem impor um horário tão exigente que lembre a rotina do trabalho ou da escola.

No entanto, a melhor maneira de descansar não consiste em fazer absolutamente nada, e sim em realizar atividades diferentes das que fazemos habitualmente.

Apresentamos, a seguir, algumas dicas de atividades para os finais de semana e momentos de lazer da família:

1. Praticar esportes: dedicar um tempo aos esportes é sempre uma boa ideia. Aos finais de semana e nas férias, pode ser útil fazê-lo com mais frequência ou aprender um esporte novo.

2. Organizar passeios: saídas ao campo, passeios de bicicleta etc. são momentos para que a família saia da rotina e conheça lugares novos.

3. Ajudar em casa: oferecer ajuda em casa deve ser um hábito cotidiano, mas quando temos mais tempo podemos concretizar isso em coisas que envolvem uma maior dedicação.

4. Brincar em casa ou ao ar livre: brincar ou jogar em família é sempre saudável e há opções para todas as idades.

5. Organizar festas familiares: preparar aniversários e reuniões familiares são atividades que podem envolver todos os membros da família, como uma grande equipe, de maneira divertida e formativa.

6. Fazer visitas culturais: a visita a museus e exposições é uma oportunidade de aprender, mas é preciso tentar que seja atrativa para todos.

7. Ajudar o próximo: fazer caridade em família é uma maneira de crescer juntos.

8. Cultivar hobbies: o tempo livre é sempre um bom momento para descobrir novos hobbies e ensinar os filhos a ser constantes – sempre compartilhando ideias, não impondo.

9. Visitar familiares, amigos, doentes: estar com parentes distantes, jantar com amigos ou fazer companhia para alguém doente são atividades que podem ser realizadas com mais calma aos finais de semana.

10. Atividades de maior duração: aprender um idioma, compartilhar uma convivência com amigos e outras atividades que geralmente não conseguimos encaixar na agenda dos dias úteis.

Aleteia: vida plena com valor

COMPARTILHAR