Arquidiocese de Belém irá inaugurar o barco-hospital Papa Francisco

Será no próximo sábado, dia 17, às 16h, em um hotel localizado na avenida Nazaré, 375, em Belém, a bênção de inauguração do Barco Hospital Papa Francisco. Às 19h, na Escadinha do Cais do Porto (Praça do Pescador – Estação das Docas), acontecerá a bênção do barco com a entronização da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Conduzirá a cerimônia e abençoará o Barco, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, com a presença do Bispo Diocesano de Óbidos e Presidente do Regional Norte 2 da CNBB, Dom Frei Bernardo Bahlmann, de Monsenhor Massimo Catterin, da Nunciatura Apostólica no Brasil, dos bispos auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, e de autoridades e apoiadores do Estado do Pará e outras regiões do Brasil.

O Barco Hospital  Papa Francisco percorrerá o rio Amazonas, levando saúde e assistência médica às comunidades ribeirinhas. As ações constarão de consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, exames e diagnósticos, devendo chegar às pessoas mais necessitadas, as que tem pouco ou nenhum acesso ao atendimento de saúde na região amazônica. Os voluntários que integram o projeto são missionários e religiosos que responderam ao chamado de Deus para a missão de levar assistência médica à população ribeirinha ao longo da Região Amazônica.

Ação Social em Belém

A primeira ação na capital belemense será no domingo, dia 18, com celebração eucarística em ação de graças, às 8h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Cidade Velha) e, ao longo do dia,  “Ação Solidária” no Porto Palmeiraço, também na Cidade Velha, com a presença do Barco-hospital. No momento haverá, dentre outras ações gratuitas, assistência à população mais necessitada, com atendimentos médicos, clínico geral, neurologia, odontologia, raio-x, mamografia, ultrassonografia, exames laboratoriais, cirurgias de baixa e média complexidade, entretenimento para crianças, atendimentos espirituais.

A programação é fruto de parceria entre a Fraternidade e Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e Arquidiocese de Belém do Pará e contará com diversos apoiadores dos diversos setores.

Barco Hospital Papa Francisco

Construído em Fortaleza, no Ceará, o Barco Papa Francisco objetiva oferecer acesso à saúde básica aos ribeirinhos necessitados de assistência médica. A ideia do barco hospital surgiu a partir do incentivo do Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude (2013), realizada no Brasil. Naquela ocasião, o Pontífice visitou um hospital no Rio de Janeiro, administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco, e perguntou se a Associação já havia implantado o projeto de assistência médica na Amazônia. A partir desse encontro,  Dom Frei Bernardo Bahlmann e demais religiosos da Fraternidade  idealizaram o projeto cujo  objetivo atender a população ribeirinha.

Estrutura

O Barco Hospital Papa Francisco tem o comprimento de 32 metros, com capacidade para até 30 tripulantes. Possui salas para raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico e, ainda, leitos de internação e contará com até 23 profissionais da área da saúde.

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus realiza trabalhos direcionados a levar saúde básica, como ambulatórios, pronto socorro, farmácia, abrigos e comunidade terapêuticas desde 1985. Tem sede em Jaci (SP), e está presente no Pará, no Ceará, no Paraná, no Rio de Janeiro e em Goiás.

Programação:

Sábado (17.08)

10h – Barco Hospital aberto à visitação
Local: Escadinha da Estação das Docas
16h – Cerimônia Oficial de Inauguração
18h – Coquetel
Local: Hotel (Avenida Nazaré, 375, bairro de Nazaré)
19h – Bênção do Barco e entrega da imagem de Nossa Senhora de Nazaré
Local: Escadinha da Estação das Docas

Domingo (18.08)

8h – Missa em Ação de Graças pelo Barco Papa Francisco
Local: Igreja do Nossa Senhora do Carmo (Tv. Dom Bosco – Cidade Velha)
9h – Ação solidária: atendimento à população mais necessitada (atendimentos médicos, consultas, exames e diagnósticos, ação missionária nas ruas da cidade velha, atendimentos e aconselhamentos espirituais, brincadeiras lúdicas para crianças)
Local: Porto do Palmeiraço (Cidade Velha)

COMPARTILHAR