Bragança: Crianças e jovens ajudam consoada de famílias mais carenciadas

Bragança, 23 dez 2017 (Ecclesia) – Na Diocese de Bragança-Miranda, um projeto com o envolvimento de crianças e jovens, e de membros de uma Cáritas paroquial vai permitir dar um Natal diferente a famílias carenciadas da região.

É a campanha ‘Presente Solidário – Natal és tu’, que conta com a colaboração da Escola de Santa Clara, do grupo Cáritas da Paróquia de São João Batista da Sé, e do grupo “Sorrisos Missionários” da Juventude Eucarística Franciscana, em Bragança.

O projeto, que é dado a conhecer na nova edição do Semanário ECCLESIA, implica a venda de cachecóis solidários com o custo unitário de 3 euros, explica a irmã Conceição Borges.

A preparação destes presentes contou com o esforço das crianças da Escola de Santa Clara, que embrulharam os cachecóis, no âmbito do novo projeto educativo da instituição para este ano, que tem como tema ‘Re-para(n)o mundo’.

Metade das verbas angariadas com os cachecóis vão ser canalizadas para o apoio a famílias mais desfavorecidas, nomeadamente para o “pagamento de botijas de gás, contas de luz e medicamentos”.

Cada família beneficiada vai também receber um cabaz de Natal, distribuído pelo grupo Cáritas da Paróquia de São João Batista da Sé e os jovens do grupo ‘Sorrisos Missionários’.

O tema que deu origem à campanha, ‘Re-para(n)o mundo’, pretende remeter para o cuidado que se de ter com o planeta, o meio ambiente e todas as suas criaturas,  e inspira-se na encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco.

A irmã Conceição Borges integra as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, congregação religiosa que tutela a Escola de Santa Clara e orienta o grupo de jovens envolvidos na campanha.

Esta religiosa frisa o objetivo de reforçar a mensagem do Papa argentino, que aponta para uma “ecologia integral” que “requer uma atitude do coração”.

Através do Movimento Eucarístico de Leigos, que engloba as crianças, jovens e adultos, e das obras sociais onde estão presentes, as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado procuram semear “gestos de paz e bem no cuidado da Casa Comum”.

JCP

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR