Círio das Crianças

Círio de Nazaré e as crianças representadas

A Romaria das Crianças começou cerca das 8 horas, após uma Missa Campal no altar central frente à Basílica Santuário, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que ao final disse ser essa a mais alegre e festiva das romarias, depois do Círio. “Olhar para essa criançada toda é sinal de esperança para a humanidade e para a Igreja”.

A procissão teve início em frente à saída lateral da avenida Nazaré, na Praça Santuário de Nazaré, seguindo pela Av. Nazaré, Travessa 14 de Março, Governador José Malcher e Dr. Moraes, retornando pela Nazaré até o altar central da Praça Santuário, num percurso  de cerca de 3 km, em cerca de duas horas de duração.

No início da procissão, a Imagem Peregrina foi conduzida em um cibório colocado em carro, pelo diretor de procissões da Diretoria do Círio. A romaria contou, ainda, com o Carro dos Milagres de Dom Fuas Roupinho, os Carros dos Anjos e outros dois carros de promessa.

A animação ficou por conta de bandas musicais católicas compostas por crianças e jovens de municípios do Estado e, também, de um coral que foi formado especialmente para a homenagem.

O  Dieese/Pa, estimou a presença de 250 mil pessoas nessa procissão.

Segundo Anselmo Costa, coordenador da Romaria, este ano o tema da romaria foi: “Ave Maria, Mãe de Misericórdia, abraça tuas crianças” referência ao Ano Santo da Misericórdia vivido pela igreja católica e também como base no tema do Círio de Nazaré 2016.

A Romaria este ano tem esse objetivo, ensinar os pequenos a seguirem no caminho e nos ensinamentos cristãos” explicou o coordenador.

De acordo com o coordenador do Círio 2016, Roberto Mauro Souza, muitas crianças do interior do Estado acompanharam a romaria. “Essa é uma procissão essencialmente da família, e esses momentos são de pura evangelização, onde são passadas mensagens para às famílias, para que elas possam educar de forma correta as crianças”.

Fotos: Ascom Basílica Santuário de Nazaré, Juliana Valois do Nascimento, Maria do Socorro Chuva Simonetti

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR