Círio em Manaus – AM

Fiéis devotos em procissão acompanham a imagem da Virgem em sua BerlindaA 102ª edição do Círio de Nazaré – A Festa da Fé em Manaus teve como tema “Que Maria nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos” e como lema “Maria, Mãe da Misericórdia, ensina-nos a sermos misericordiosos”.

Os festejos iniciaram no mês de setembro com a peregrinação da imagem da Virgem da Berlinda pelas Comunidades de nossa Paróquia (Jesus de Nazaré | Santo Antônio | São João Batista | Nossa Senhora de Nazaré). Em outubro as Imagens Peregrinas participaram do Novenário nos Condomínios sendo acolhidas pelos paroquianos em nove condomínios nas proximidades da Paróquia. O novenário também aconteceu na Igreja, tendo sido conduzido a cada noite por uma Pastoral, Serviço ou Movimento.

No segundo sábado de outubro, após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, juntamente com o então, nosso Pároco, Padre Mario Missiato (PIME) e Padre Paulo Prashant (PIME), os devotos saíram em procissão como peregrinos para a Transladação da Imagem da Virgem de Nazaré da Igreja Nossa Senhora de Nazaré até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Na manhã do dia seguinte às 6h30 o Reitor do Santuário, Padre João Besgamasco (SAC) celebrou a missa de despedida da imagem e acompanhou a tradicional Procissão do Círio junto com o Padre Mario, Padre Paulo e milhares de devotos, finalizando com a Missa Solene celebrada por Dom José Albuquerque de Araújo, Bispo Auxiliar de Manaus, em sua casa Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

No terceiro sábado aconteceu o Círio das Crianças e Jovens, quando os nossos catequizandos e suas famílias saíram em caminhada com a Virgem da Berlinda. Finalizando as homenagens a Nossa Senhora de Nazaré eles participaram da Santa Missa.

Entre os dias que antecedem o Recírio, houveram celebrações diárias em honra a nossa Padroeira. No último final de semana, os devotos da Virgem de Nazaré participaram da Procissão do Recírio, recordando o símbolo de fé e missão, concluindo com a missa solene de encerramento e o festivo Arraial da Padroeira, momento de descontração e união entre comunidades. Muitas palavras podem definir o Círio de Nazaré, mas “Unidade”, é a palavra exata, que marca toda a caminhada Mariana.

Fotos: Dantas | Honório Yokota | Laura Miglioli

 

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR