Dicastério do Vaticano anuncia Fórum Internacional da juventude

Por: noticias.cancaonova.com

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida anuncia um Fórum Internacional da juventude para aprofundar Sínodo sobre a Juventude

Da redação, com Rádio Vaticano

Depois do Sínodo dos Bispos e da próxima Jornada Mundial da Juventude no Panamá (22-27 de janeiro de 2019), o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida anuncia um Fórum Internacional da juventude. O evento será em Roma de 18 a 22 de junho de 2019.

Padre Alexandre Awi Mello / Foto: Arquivo – Wesley Almeida – Canção Nova

Em entrevista à Rádio Vaticano, o secretário do dicastério, padre Alexandre Awi, contou que a ideia do Fórum surgiu há algum tempo, no intuito de manter vivo o tema do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude. A XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude aconteceu em outubro de 2018, sobre o tema: “Os jovens, a fé e discernimento vocacional.

“Sentimos a importância de manter vivo esse tema e especialmente acolher de forma internacional aquilo que foi o documento final do Sínodo e também um possível documento que o Papa Francisco possa escrever sobre o Sínodo dos Jovens, que provalvemente em junho já terá sido lançado”, explicou padre Awi.

O Fórum será um espaço de discernimento comunitário, mantendo o estilo missionário sinodal promovido pelo Sínodo.

Segundo o secretário do Dicastério, serão convidados a participar do Fórum jovens delegados das Conferências Episcopais e dos principais movimentos e comunidades eclesiais com grande difusão internacional. Esperamos que alguns jovens Auditores do último Sínodo (que eram conhecidos como “jovens sinodais”) podem estar presentes para transmitir sua experiência, além de contar com a presença de alguns especialistas em pastoral juvenil a nível internacional.

Padre Alexandre destaca que o encontro pretende ver como aplicar este sínodo dentro das realidades atuais, aprofundar as temáticas que saíram do sínodo dos bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, sempre na perspectiva da pastoral juvenil, que é o âmbito próprio do nosso dicastério.

O post Dicastério do Vaticano anuncia Fórum Internacional da juventude apareceu primeiro em Notícias.

COMPARTILHAR