Fátima: Bispos da República Checa em peregrinação nacional para agradecer liberdade

730x250

Fátima, 13 set 2017 (Ecclesia) – O cardeal Dominik Duka, presidente da Conferência Episcopal da República Checa, agradeceu hoje em Fátima a “liberdade reconquistada” no país, falando no final da peregrinação internacional de setembro.

“Estamos aqui reunidos, pela segunda vez, para a peregrinação nacional de agradecimento. Na primeira peregrinação, aqui, demos graças pela e, hoje, damos graças pela nova geração, que cresceu nesta liberdade: uma geração que não conheceu a prisão nazi, a prisão comunista, o ultraje, a perda da liberdade, a perseguição pelo exercício da fé religiosa”, disse, perante os milhares de peregrinos, incluindo os que integravam a peregrinação do Apostolado Mundial de Fátima da Republica Checa.

No final da celebração, o cardeal checo recebeu solenemente uma Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que vai permanecer na República Checa até 8 de outubro.

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, deixou votos de que esta peregrinação possa “levar conforto a quantos sofrem, levar força a quantos testemunham corajosamente a sua fé em ambiente adverso e abrir caminhos para Deus no coração de quantos com ela contactarem”.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, não participou na celebração por estar no Porto, a fim de acompanhar as exéquias solenes do falecido bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

Por sua vez, D. Dominik Duka entregou ao Santuário de Fátima uma réplica da imagem do Menino Jesus de Praga.

“Estamos aqui também para tomar consciência de que é graças ao triunfo do Coração Imaculado de Maria que podemos viver em liberdade”, alertou o cardeal checo.

A peregrinação internacional aniversária de setembro, presidida pelo cardeal Mauro Piacenza, penitencieiro-mor da Santa Sé, contou com 157 grupos provenientes de 35 países; marcaram presença também 18 bispos e 340 sacerdotes.

Além da peregrinação nacional da República Checa, estão na Cova da Iria mais de mil colaborados e benfeitores da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, que celebra 70 anos de existência e o 50.º aniversário da sua consagração a Nossa Senhora de Fátima.

OC

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR