Igreja: Papa celebra quinto Natal no Vaticano

Cidade do Vaticano, 24 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco começa hoje a celebrar o seu quinto Natal no Vaticano, presidindo à ‘Missa do Galo’ pelas 21h30 de Roma (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

A Santa Missa da Noite da Solenidade do Natal do Senhor, na sua designação oficial, é precedida pelo canto da ‘calenda’.

Já no dia 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor, Francisco dirige a mensagem e a bênção natalícia ‘Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], a partir das 12h00 locais, na varanda central da Basílica do Vaticano.

Simbolicamente, o presépio que este ano foi colocado na Praça de São Pedro tem a representação das 14 obras de misericórdia.

O Papa disse que este presépio é “o lugar sugestivo onde contemplamos Jesus, que ao assumir em si as misérias do homem, nos convida a fazer o mesmo, através de obras de misericórdia”.

A região polaca de Elk ofereceu este ano a Árvore de Natal para a Praça de São Pedro, um abeto vermelho de 28 metros de altura, com um diâmetro máximo de 10 metros, que foi cortado pelo Corpo Florestal local e transportado ao longo de 2 mil quilómetros, através do centro da Europa.

À imagem do que aconteceu em 2015 e 2016, a árvore de Natal do Vaticano está decorada com esferas em barro, criadas por crianças tratadas em unidades oncológicas de vários hospitais italianos

Francisco afirmou que a árvore de Natal, que aponta para o alto, convida todos a superar as “névoas” que os ofuscam e “experimentar como é belo e alegre estar mergulhados na luz de Cristo”.

O Natal, acrescentou, deve ser uma ocasião para “estar mais atentos às necessidades dos pobres e dos que, como Jesus, não encontram quem os acolha”.

Ao longo das últimas semanas, o Papa apresentou várias reflexões sobre o Natal, em encontros com peregrinos e celebrações litúrgicas, bem como na sua conta da rede social Twitter, ‘@pontifex’.

“Se quisermos celebrar o verdadeiro Natal, contemplemos este sinal: a simplicidade frágil de um recém-nascido. Ali está Deus”, escreveu no último dia 23.

“Vamos libertar o Natal da mundanidade que o tomou como refém! O verdadeiro espírito do Natal é a beleza de sermos amados por Deus”, tinha escrito antes o Papa.

A Secretaria para a Comunicação da Santa Sé informa que a Missa do Galo vai ter uma transmissão experimental em 8K.

OC

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR