Igreja: Presidente da Conferência Episcopal de Angola encerrou celebrações dos 150 anos da província portuguesa dos Espiritanos

São Domingos de Rana, 06 nov 2017 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal de Angola presidiu este domingo, em Lisboa, ao encerramento das celebrações dos 150 anos da província portuguesa dos Espiritanos, sublinhando o papel dos religiosos na criação de uma “consciência missionária”.

D. Filomeno Vieira Dias, arcebispo de Luanda, quis assim associar-se à celebração de um “acontecimento ímpar”, que marcou a vida da Igreja “em Portugal e em África”.

“Se olharmos o passado com gratidão, não podemos deixar de olhar o futuro com esperança”, disse, na homilia da Missa a que presidiu no Seminário da Torre d’Aguilha, em São Domingos de Rana.

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) falou numa missão que continua, “não mais em espaços predefinidos, de forma exclusiva”, mas se alarga a “todo o terreno”, sem fronteiras, “missão a céu aberto nas novas periferias”.

D. Filomeno Vieira Dias destacou o papel que a criação da província portuguesa teve um papel na “efetiva cristianização” de Angola e renovou a “consciência missionária” na Igreja Católica.

O prelado manifestou a sua “gratidão” pela “solicitude missionária” dos Espiritanos e sustentou que “Angola tem as marcas” destes missionários, com um papel central, também, na formação da primeira e segunda geração de bispos angolanos.

O arcebispo de Luanda manifestou a sua gratidão por uma “história feita de doação humilde, homens simples, mas gigantes no pensar, perceber e projetar a grandeza da pessoa”.

“Obrigado”, concluiu.

A celebração contou também com a presença de D. Benedito Roberto, arcebispo de Malange, Angola.

A Família Espiritana encerrou assim um jubileu de celebração dos 150 anos de presença em Portugal da Congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) e dos 80 anos da LIAM – Liga Intensificadora de Ação Missionária.

Fundada em 1703 por Cláudio Poullart des Places, a Congregação do Espírito Santo está presente em 65 países.

OC

Agencia Ecclesia

COMPARTILHAR