Leiria: O Natal mostrado em presépios

Leiria, 23 dez 2017 (Ecclesia) – Na Diocese de Leiria-Fátima a representação da Natividade em presépio é uma das tradições mais antigas da época natalícia.

Em casa, no jardim, no adro da igreja ou dentro dela, ao vivo ou mecânico, na Diocese de Leiria-Fátima esta é uma “tradição em crescimento”, lê-se na última edição do Semanário ECCLESIA.

Na Paróquia de Porto de Mós, a tradição do presépio “está nas ruas”, pelo terceiro ano, depois da paróquia “ter desafiado as crianças da catequese a isso”, refere o comentário.

“A iniciativa serve, por um lado, para motivar as crianças a viver o Natal e, por outro, para que as famílias possam afirmar e proclamar a sua fé publicamente, transmitindo os valores da paz, do amor, próprios do Natal”, explica o pároco, padre José Alves.

Na Paróquia dos Milagres, as pessoas são “convidadas a entrar na basílica para verem um dos presépios vivos mais emblemáticos da diocese”.

 “É uma tradição que começou na década de 1990 e que partiu do envolvimento do grupo paroquial de jovens e dos escuteiros, tendo-se estabelecido desde então”, conta o pároco, padre Jacinto Gonçalves.

A iniciativa envolve “dezenas de pessoas”, sendo que a Sagrada Família é habitualmente representada por uma “família da paróquia onde, nesse ano, tenha nascido um bebé”.

LFS

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR