Lusofonia: União dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses leva donativos a São Tomé e Príncipe

Lisboa, 05 jul 2017 (Ecclesia) – A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) vai rumar a São Tomé e Príncipe para contactar as comunidades cristãs e “conhecer, partilhar e celebrar” a fé, , no projeto ‘Por mares dantes navegados…’.

Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o presidente da UASP informa que o grupo de 18 pessoas vai levar “alguns bens, em géneros e dinheiro, fruto de donativos pessoais e de campanhas”.

A partir do dia 12 de julho, as 18 pessoas vão também conhecer a história, as tradições culturais e o património ambiental para além das expressões de fé.

O padre Manuel Armindo Janeiro elogia, a título de exemplo, a oferta de 1880 t-shirts de um grupo de adolescentes da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém, Diocese de Leiria-Fátima.

O grupo – antigos alunos dos seminários, familiares e outras pessoas interessadas – vai contactar ao longo de oito dias com diversos projetos missionários e humanitários nas Ilhas de São Tomé e do Príncipe.

A viagem tem como principal objetivo contactar as comunidades cristãs do país lusófono para “conhecer, partilhar e celebrar a fé” que “une e reúne na riqueza da diversidade eclesial”.

A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses destaca ainda a “ajuda especial” da Fundação Claret, que vai fazer chegar ao destino “os donativos em géneros angariados”, e do bispo de São Tomé e Príncipe, D. António dos Santos, que era superior da Província Portuguesa da Congregação dos Missionários do Coração de Maria – Claretianos, aquando a sua nomeação pelo Papa emérito Bento XVI, em 2006.

A UASP explica que São Tomé e Príncipe é a na terceira etapa do projeto ‘Por mares dantes navegados…’ depois de visitarem Cabo Verde e Guiné-Bissau.

O projeto foi lançado no contexto do Ano da Fé inspira-se na dimensão missionária da “condição batismal de todo o cristão e na formação dos seminários”.

CB

Agencia Ecclesia

COMPARTILHAR