Madeira: Assembleia de direções dedica ao sínodo sobre os jovens

Funchal, 12 ago 2017 (Ecclesia) – O bispo do Funchal vai reunir em assembleia as direções dos secretariados, movimentos e obras laicais tendo como pano de fundo o tema do próximo ano pastoral 2017/2018 na diocese ‘Igreja jovem com os jovens’.

“Esta assembleia tem como objetivo criar sintonia entre todos os Movimentos e Obras Laicais no decurso do próximo Ano Pastoral e  ajudá-los, no respeito das suas especificidades, a integrar as linhas gerais do Projeto da Diocese”, informa a Diocese do Funchal.

D. António Carrilho vai presidir à Assembleia das Direções dos Movimentos e Obras Laicais que vai se realizar a partir das 09h30 de 30 de setembro, no Convento de Santa Clara, no Funchal.

O Plano Pastoral para 2017/2018 ‘Diocese: Igreja jovem com os jovens’ tem na perspetiva do Sínodo dos Bispos em outubro de 2018 sobre os ‘jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

Os representantes dos arciprestados já partilharam as suas respostas ao questionário preparatório do Sínodo e realçam “há grandes desafios” para o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e para o Conselho da Pastoral Juvenil, bem como para cada um dos Movimentos de Jovens e Paróquias.

“A Igreja tem de ouvir os próprios jovens e procurar com eles uma resposta cristã para as suas necessidades e anseios. É que os jovens não são apenas o futuro, mas já hoje eles são protagonistas na construção da Igreja e da sociedade”, lê-se no comunicado do Conselho Presbiteral de julho, recorda a Diocese do Funchal no seu sítio na internet.

CB

Agencia Ecclesia

COMPARTILHAR