O que a Mafalda tem em comum com o Papa Francisco?

Além de ambos serem argentinos, claro!

Você saberia dizer o que o sucessor de Pedro, o papa Francisco, tem em comum com a personagem de histórias em quadrinhos criada por Quino, a queridíssima Mafalda?

Bom, os dois são argentinos, muito populares e internacionalmente reconhecidos. Eles também se preocupam com a paz mundial, os direitos humanos e emitem suas mensagens com um toque de ironia e muita sabedoria.

Mas há algo de negativo que rodeia esses dois famosos: ambos são continuamente vítimas das fake news (notícias falsas).

Com as novas tecnologias, as pessoas têm mais acesso a aplicativos que podem modificar ou agregar uma frase a fotos; qualquer um tem o “poder” de fazer algum personagem dizer algo que, na verdade, ele nunca disse.

O uso indiscriminado destes aplicativos tem gerado vários boatos e notícias maldosas tanto sobre o papa quanto sobre Mafalda. Francisco já teve que desmentir oficialmente, através do Vaticano, várias histórias absurdas que envolviam seu nome. O mesmo aconteceu com Mafalda, por meio de seu pai, o cartunista Quino.

Anos atrás, por exemplo, surgiu no México um boato de que Mafalda teria sido atropelada por um caminhão que carregava o que ela mais odeia: sopa. O criador da personagem teve que desmentir a história descabida.

Já o pontífice, todos os dias, é vítima do uso inapropriado de sua imagem e palavras. A foto dele já foi, inclusive, descaradamente utilizada em campanhas publicitárias e políticas.

Mas como fazer para não cair nessas notícias falsas? Muito simples: buscar sempre as informações nos meios de comunicação oficiais ou jornalisticamente reconhecidos.

Mafalda, por exemplo, tem seu site oficial, que é o quino.com.ar. Lá é possível encontrar ainda os links para suas redes sociais oficiais. Tudo o que se refere ao papa Francisco também está no site oficial do Vaticano (vaticannews.va) e nos seus perfis nas redes sociais.

É preciso lembrar sempre que a tecnologia, quando bem utilizada, pode ser muito útil. Hoje temos uma grande ferramenta ao alcance de nossas mãos. Mas, como qualquer ferramenta, por ser utilizada para construir ou destruir. Depende de nós.

Aleteia: vida plena com valor

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR