Óbito/Porto: Palmas no adeus a D. António Francisco dos Santos

730x250

Porto, 12 set 2017 (Ecclesia) – Milhares de pessoas despediram-se hoje do bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, falecido esta segunda-feira, assinalando com uma salva de palmas o momento do rito da última encomendação, na liturgia exequial.

A cerimónia de despedida decorreu no Terreiro da Sé, onde a Missa presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, foi seguida através de ecrãs gigantes.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa falou à multidão presente, depois do momento em que a urna deixou a catedral, para o rito da última encomendação.

“A vida e o trabalho do senhor D. António Francisco foram para todos nós um grande sinal do que é ser Cristo no mundo, precisamente como pastor”, declarou.

D. Manuel Clemente sublinhou a “preocupação por todos e cada um”, à imagem de Deus, do falecido bispo.

“Demos graças a Deus por ter sido assim, tão convincente, tão próximo, tão generoso, na figura, na pessoa, no trabalho do senhor D. António Francisco dos Santos”, concluiu.

Entre os participantes na celebração estavam o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, além de outros autarcas.

D. António Francisco dos Santos, que faleceu aos 69 anos, foi sepultado numa cripta na capela de São Vicente, nos claustros da catedral portuense.

OC

Agencia Ecclesia

COMPARTILHAR