Pastoral Juvenil: «Jovens pedem coerência à Igreja» – padre Santi Dominguez

Fátima, 06 jan 2018 (Ecclesia) – O coordenador nacional dos Centros Juvenis Salesianos de Espanha, padre Santi Dominguez, disse este sábado que “os jovens pedem coerência à Igreja”.  

“Acredito que qualquer jovem pede à Igreja que seja próxima, que os escute e acompanhe quando têm decisões importantes a tomar, que lhes dê espaços de crescimento pessoal e em grupo, que os acompanhem.

Um jovem pede coerência à Igreja: coerência com o mundo atual e com os problemas do mundo”, referiu em declarações à Agência ECCLESIA o padre Santi Dominguez que esteve a participar nas Jornadas Nacionais de Pastoral Juvenil, neste sábado.

O sacerdote vê o Papa Francisco como uma referência para a juventude, para os jovens crentes ou até para aqueles que andam mais afastados.

“O Papa Francisco fala de forma a que todos entendem, passa uma imagem mais fresca, natural e próxima e torna-se uma referência; o Papa acompanha as palavras com gestos”, referiu.

Com vasta experiência no mundo da pastoral juvenil o padre Santi Dominguez falou sobre o Sínodo dedicado aos jovens e entende que “o mais importante é todo o processo” até chegar ao Sínodo.

“O Papa convidou todos os jovens, crentes ou não crentes, quer escutar os que não acreditam ou são indiferentes, estão longe ou nunca viveram uma cultura religiosa e isso ajuda-nos a ter uma noção do mundo atual, da realidade dos jovens”.

“Só assim se torna possível dar resposta com realidade e com a criatividade que os jovens necessitam”, apontou o sacerdote salesiano.

O padre Santi Dominguez referiu ainda a família como a forma mais importante que há para “educar na fé as crianças e os jovens” e que se torna um foco importante para trabalhar de forma coordenada com a pastoral juvenil.

“A pastoral juvenil e a família têm de se entender e criar sinergias porque só as famílias podem dar pistas interessantes de como chegar a este mundo dos jovens”.

A 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo decorre em outubro, mas já em março o Vaticano vai receber uma reunião pré-sinodal para a qual foram convidados jovens de várias partes do mundo, tanto católicos de outras confissões cristãs e outras religiões.

Esta iniciativa responde ao desejo manifestado pelo Papa de envolver as novas gereações na preparação na próxima assembleia sinodal, com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

CB/SN

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR