Publicações: Lançamento da obra «História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola»

Aveiro, 11 out 2017 (Ecclesia) – A obra «História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola» do padre José Martins Belinquete, da Diocese de Aveiro, vai ser lançada esta sexta-feira, às 21:00, Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) daquela cidade.

Com prefácio do antigo ministro da Educação, Roberto Carneiro, a obra sobre a história do ensino religioso nas escolas em Portugal tem mais de mil páginas e na apresentação vai estar o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

O professor da Universidade de Coimbra, Sebastião Tavares de Pinho, apresenta a obra do padre José Martins Belinquete e está previsto um momento musical pelo Coro da Misericórdia de Ílhavo.

O livro «História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola» resultou da investigação de “mais de seis anos do padre José Belinquete, sacerdote que durante décadas foi responsável pelo ensino religioso das escolas na Diocese de Aveiro e foi autor e coautor de uma série de livros para a EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) e de manuais de catequese, tal como colaborou na elaboração dos primeiros projetos de lei sobre a EMRC e a formação de professores para a EMRC, na década de 1980”, lê-se no comunicado.

Ao longo de 22 capítulos, o autor aborda, entre outros temas, o ensino de Jesus, o ensino da doutrina cristã na Lusitânia, as escolas monacais, as cartinhas ou cartilhas – primeiros livros impressos pelos quais os portugueses aprenderam a ler –, os Jesuítas e a ação do Marquês de Pombal, a República e a reintrodução do ensino da doutrina cristã no programa das escolas, terminando com uma apresentação do programa e dos respetivos manuais dos alunos atualmente em uso nas escolas.

Publicado pela Editora Tempo Novo (da Diocese de Aveiro), o livro está à venda por 25 euros.

LFS

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR