Setúbal: Sessão sobre património na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada

Setúbal, 02 jan 2018 (Ecclesia) – A cidade de Setúbal será o palco para a terceira sessão do ciclo de conferências «Com Arte e com Alma. Serões com o nosso Património», a realizar a 9 de janeiro, pelas 21h15, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada.

Esta iniciativa, organizada pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, contará com a realização de “duas conferências que abordarão temas distintos relacionados com a história e o património da cidade episcopal”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A primeira comunicação intitula-se “A Igreja de Nossa Senhora da Anunciada através dos tempos: Do século XIII à actualidade”, sendo proferida por Maria João Cândido, arqueóloga e coordenadora do sector de Património e Arqueologia da Câmara Municipal de Setúbal.

A oradora abordará “brevemente a evolução histórica da igreja de Nossa Senhora da Anunciada”, desde o seu original e primitivo templo, com origens no século XIII, até ao atual edifício da igreja paroquial.

Num segundo momento, André das Neves Afonso, assistente das coleções de Ourivesaria e Joalharia do Museu Nacional de Arte Antiga e colaborador da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, fará a comunicação “A Arte da Prata e a Eucaristia. A Custódia setecentista da igreja de São Sebastião de Setúbal”.

Partindo da “evolução estilística e tipológica das custódias (alfaia litúrgica destinada à exposição do Santíssimo Sacramento) e da sua ligação ao desenvolvimento do culto eucarístico”, este investigador analisará uma custódia do século XVIII pertencente à Igreja de São Sebastião de Setúbal, situando-a no contexto da ourivesaria portuguesa da época e das diversas influências que marcaram este ciclo artístico e produtivo.

Entre novembro de 2017 e maio de 2018, serão realizadas sete conferências/conversas informais em sete igrejas da Diocese de Setúbal (integrando as sete vigararias da Diocese).

Em cada sessão abordar-se-á uma “determinada e importante” obra de arte presente na igreja que acolherá a conferência (uma pintura, uma escultura, uma alfaia ou paramento litúrgico, um retábulo, a arquitetura da igreja, etc.), bem como serão discutidos aspetos relacionados com o historial do respetivo edifício.

LFS

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR