Termina novo ciclo de reuniões do Papa com cardeais conselheiros

Por: noticias.cancaonova.com

Esboço da nova Constituição Apostólica deve agora ser submetido a observações e sugestões

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Terminou nesta quarta-feira, 10, mais um ciclo de reuniões do Conselho de Cardeais com o Papa Francisco. Eles auxiliam o Santo Padre no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana. O diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, apresentou à imprensa um resumo dos trabalhos.

Durante a reunião foi abordado o procedimento de consulta sobre a nova Constituição Apostólica, cujo título provisório é Praedicate Evangelium. O esboço, aprovado pelo Conselho de Cardeais, será agora enviado aos presidentes das conferências episcopais, aos sínodos das Igrejas Orientais, aos órgãos da Cúria Romana, às conferências dos superiores e superioras maiores e a algumas universidades pontifícias, para enviarem observações e sugestões.

Outros temas abordados foram a orientação missionária que a Cúria é chamada a assumir à luz da nova Constituição Apostólica, o compromisso de fortalecer o processo de sinodalidade na Igreja em todos os níveis e a necessidade de uma maior presença das mulheres em papéis de liderança nos organismos da Santa Sé.

Na terça-feira, 9, o Cardeal O’Malley apresentou ao Papa e ao Conselho os trabalhos da Plenária da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, realizada na semana passada. Ele agradeceu ao Santo Padre pelo encontro no Vaticano sobre “A proteção dos menores na Igreja”, em fevereiro passado, e a recente publicação das normas para o Estado da Cidade do Vaticano que reforçam o empenho da Igreja contra toda forma de abuso sobre menores e adultos vulneráveis.

Estiveram presentes os cardeais Pietro Parolin, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, S.D.B., Reinhard Marx, Seán Patrick O’Malley, O.F.M., Giuseppe Bertello e Oswald Gracias. Também participaram o secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro, e o secretário adjunto, Dom Marco Mellino.

A próxima reunião do Conselho será nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2019.

 

O post Termina novo ciclo de reuniões do Papa com cardeais conselheiros apareceu primeiro em Notícias.

COMPARTILHAR