Turismo: Uma atividade económica ao serviço de pessoas e comunidades

Aparecida, Brasil, 26 set 2016 (Ecclesia) – O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONP) afirmou no Brasil que a atividade turística não é apenas uma das “áreas da economia”, mas uma “atividade humana” ao serviço das pessoas e das comunidades.

“Em crescimento e na diversidade, o turismo responsabiliza a todos na construção de uma sociedade mais solidária”, disse o padre Carlos Godinho na conferência que fez na Terceira Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo do Brasil, que terminou este domingo no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Numa comunicação sobre o tema “Turismo e bem comum”, o sacerdote português referiu que o turismo “serve o bem comum” quando “se centra no primado da pessoa e no pleno desenvolvimento da sociedade, no exercício das atividades que lhe são próprias”.

Meso sendo uma área muito peculiar da economia, o diretor da ONPT diz que se exige “uma visão mais ampla” e “multifacetada” enquanto “atividade humana ao serviço das pessoas – de cada pessoa e do seu pleno desenvolvimento – e das comunidades”.

“Uma atividade que devidamente orientada, com a cooperação de todos – entidades públicas, privadas e comunidades locais, onde se inclui também a cooperação entre a Igreja e a sociedade -, pode servir para a construção de uma humanidade mais justa e equitativa”, sublinhou.

“Em crescimento e na diversidade, o turismo responsabiliza a todos na construção de uma sociedade mais solidária; se vivido na autêntica responsabilidade de uns para com os outros”, acrescentou.

O padre Carlos Godinho deixou algumas “indicações práticas” aos participantes Terceira Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo do Brasil, nomeadamente dar prioridade ao “colhimento do turista”, definir destinos que “favoreçam a autêntica reciprocidade humana” e “constituir pacotes turísticos não apenas atrativos, mas que compreendam a globalidade da pessoa e das suas necessidades – físicas, psicológicas, intelectuais e espirituais”.

PR

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR