Vaticano: Papa e presidente da Turquia apelam ao respeito pela «legalidade internacional» na questão de Jerusalém

Por: www.agencia.ecclesia.pt

Francisco e Recep Tayyip Erdogan estiveram reunidos cerca de uma hora

Cidade do Vaticano, 05 fev 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, com quem debateu a situação no Médio Oriente, especialmente o estatuto de Jerusalém.
Segundo comunicado do Vaticano, os dois responsáveis sublinharam “a necessidade de promover a paz e a estabilidade na Região mediante o diálogo e a negociação, no respeito pelos direitos humanos e pela legalidade internacional”.
A audiência privada durou cerca de uma hora e Erdogan reuniu-se depois com o responsável pela diplomacia da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher.
Os encontros abordaram relações bilaterais entre a Santa Sé e a Turquia e a situação do país, com atenção particular à “situação da comunidade católica, ao empenho de acolhimento dos numerosos refugiados e aos desafios que lhe estão ligados”.
O presidente turco e a sua esposa, Emine Erdogan, foram recebidos pelo prefeito da Casa Pontifícia, D. Georg Gaenswein, no portão de São Dâmaso.
O Papa acolheu Erdogan no Palácio Apostólico, antes da reunião na Sala da Biblioteca; Francisco ofereceu ao líder turco um medalhão com a representação do anjo da paz, que “sufoca o demónio da guerra”, com símbolo de um mundo “baseado na paz e na justiça”
“Agradeço-lhe muito pelo seu interesse”, disse o presidente da Turquia a Francisco.
Esta foi a primeira visita de um chefe de Estado turco ao Vaticano desde 1959; o atual Papa visitou a Turquia em novembro de 2014.
OC

Partilhar:
Share

Agência ECCLESIA

COMPARTILHAR