Vaticano: Papa recebeu presidente da República Democrática do Congo

Cidade do Vaticano, 26 set 2016 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o presidente da República Democrática do Congo (RDC), em audiência privada, com quem debateu a situação de violência no país africano, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco e Joseph Kabila, que se encontrou ainda com o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, alertaram para a “violência persistente” que atinge a região oriental do Congo, considerando urgente “uma cooperação nacional e internacional para prestar a assistência necessária” à população.

As conversas analisaram os “graves desafios” colocados pela atual situação política na RDC e pelos “recentes confrontos verificados na capital”, refere a nota oficial divulgada pelo Vaticano após o encontro.

Uma manifestação de protesto contra o Governo de Kabila, na última semana, acabou com a morte de 17 pessoas, incluindo três polícias, em Kinshasa.

A oposição o acusa o presidente da RDC de tentar prorrogar a sua permanência no poder, adiando as eleições que deveriam acontecer em novembro.

A nota de imprensa da Santa Sé sublinha a importância de “colaboração entre os atores políticos, representantes da sociedade civil e das comunidades religiosas”, através do “diálogo respeitoso e inclusivo” que tenha em visto “a estabilidade e a paz”.

Os dois responsáveis saudaram depois o “importante contributo” da Igreja Católica para a educação, saúde e redução da pobreza na RDC.

OC

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR