Viana do Castelo: Celebração do Natal redesconte tradições quando se assinalam 40 anos da diocese

Viana do Castelo, 23 dez 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai viver a quadra natalícia como um “tempo de graça e gratidão”, valorizando as “muitas tradições” e enchendo as localidades de “cor, de sabor, de (agradável) odor”.

“’Somos Igreja que agradece’. Eis o lema que nos é proposto por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, para a vivência deste Ano Pastoral, o primeiro de um Triénio Pastoral destinado a assinalar os quarenta anos da criação da Diocese, datada de 03 de novembro de 1977, no tempo do Papa Paulo VI”, refere o padre Renato Oliveira num artigo publicado no semanário Ecclesia.

“É neste espírito que podemos apreciar e valorizar as muitas tradições que, por esta altura do ano, encarnando tão bem a genuinidade alto-minhota, proliferam pelas vilas e aldeias do Alto-Minho, enchendo-as de cor, de sabor, de (agradável) odor”, acrescenta o sacerdote, diretor do jornal ‘Notícias de Viana’.

Em Viana do Castelo, as novenas de preparação para o Natal, os muitos presépios na região, nomeadamente o de Caminha, feito um com “500 figuras em torno de um cruzeiro construído precisamente há 500 anos”, e “belas tradições natalícias” são apontadas como marcas da vivência do Natal.

Para o padre Renato Oliveira, “as belas tradições natalícias precisam de ser hoje redescobertas”, no seu valor “histórico-cultural” e sobretudo no “convite” que apresentam para redescobrir “nos caminhos do mundo” onde vive o presépio em cada um.

“É este acontecimento essencial da nossa fé que nos preparamos para celebrar. Não o fazemos apenas como uma evocação de algo que aconteceu no passado, nem com um espírito de gratidão que corra o perigo de se reduzir a mero sentimentalismo e, assim, se esvaziar da sua essência. Fazemo-lo como atualização deste mistério central da nossa fé”, acrescenta o padre Renato Oliveira.

A última edição do semanário Ecclesia divulga tradições e acontecimentos que marcam a celebração do Natal deste ano em todas as dioceses de Portugal.

PR

Agencia Ecclesia

v01_ELETRONORTE_SUPERBANNER_CIRIODENAZARE_728X90PX (1)
COMPARTILHAR