Conselho de Cardeais: seguem trabalhos sobre nova Constituição Apostólica

Por: noticias.cancaonova.com

Última reunião do Conselho em 2019 terminou nesta quarta-feira, 4

Da Redação, com Vatican News

Terminou nesta quarta-feira, 4, a última reunião de 2019 do Conselho de Cardeais, que auxilia o Papa Francisco no governo da Igreja e reforma da Cúria Romana. Estiveram presentes os cardeais Pietro Parolin, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Seán Patrick O’Malley, Giuseppe Bertello e Oswald Graciais. Com eles, o secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro. O Santo Padre participou dos trabalhos, com exceção de hoje por ocasião da audiência geral e alguns compromissos. 

A atividade do Conselho ateve-se em aprofundar dois aspectos: as relações entre a Cúria e as Conferências Episcopais e a presença dos fiéis leigos, homens e mulheres, nos papeis decisórios nos departamentos da Cúria e nos outros organismos da Igreja, e a estudar as bases teológico-pastorais destes aspectos.

O Conselho recebeu do Cardeal Michael Czerny, S.J., uma avaliação dos trabalhos da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Região Pan-Amazônica, e refletiu, também à luz de algumas considerações oferecidas pelo Cardeal O’Malley, sobre a elaboração do documento pós-sinodal.

O Cardeal Marx ilustrou as modalidades segundo as quais se dará o próximo Caminho sinodal na Alemanha e os temas sobre os quais os trabalhos se debruçarão.

Desde setembro até poucos dias antes do início da sessão, continuaram chegando algumas sugestões sobre o texto da nova Constituição Apostólica, cuja leitura e avaliação prosseguirão na próxima sessão de fevereiro de 2020.

O post Conselho de Cardeais: seguem trabalhos sobre nova Constituição Apostólica apareceu primeiro em Notícias.

COMPARTILHAR