EUA: Bispo nascido no México é o novo presidente da Conferência Episcopal

D. José Horácio Gomez é o arcebispo de Los Angeles, diocese mais populosa do país

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Los Angeles, D. José Horácio Gomez, nascido no México, foi hoje eleito como presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América (USCCB, sigla em inglês), durante a assembleia plenária que decorre em Baltimore.

O responsável pela diocese mais populosa do país é o primeiro bispo hispânico a assumir o cargo.

“A eleição como presidente da USCCB é uma honra, não só para mim mas também para os católicos de Los Angeles e para todos os católicos latinos no país. Prometo servir com dedicação e amor, tentando sempre seguir Jesus Cristo e a sua vontade para toda a Igreja, aqui nos EUA”, escreveu o responsável, na sua conta no Twitter.

Nascido em Monterrey, no México, D. José Horácio Gomez, membro do Opus Dei, foi nomeado bispo auxiliar de Denver, por João Paulo II, em 2001, passando depois pelas dioceses de San Antonio e Los Angeles; era até agora vice-presidente do episcopado norte-americano.

O novo presidente da USCCB tem sido uma das vozes de contestação ao fim do DACA, programa que protege jovens imigrantes sem documentos que chegaram aos EUA em crianças.

“Neste grande país, não devemos ter os nossos jovens a viver sob a ameaça de deportação, com as suas vidas a depender do resultado de um processo judicial. Os temas em cima da mesa são legais, mas também humanitários, económicos e morais”, escreveu, a respeito do julgamento de hoje, no Supremo Tribunal dos EUA, de recursos que bloquearam ordens do presidente Trump sobre o fim do programa DACA.

OC

Partilhar:

Por: www.agencia.ecclesia.pt

COMPARTILHAR