Lisboa: Casa Sacerdotal, o lar que presta cuidados aos padres idosos

«Esta é uma casa muito especial» – cónego Manuel Lourenço

Foto: Cónego Manuel Lourenço – AE/SN

Lisboa, 03 dez 2019 (Ecclesia) – O cónego Manuel Lourenço, diretor da Casa Sacerdotal do Patriarcado de Lisboa, diz que esta é uma “casa muito especial”, onde nada falta aos padres mais idosos das comunidades católicas.

Sentado no seu quarto, recheado de livros, o cónego que ainda colabora com o tribunal eclesiástico diocesano esperava a reportagem da ECCLESIA com o decreto de abertura daquela casa nas mãos.

“Sou o diretor desta casa, mas que entendo que este é um serviço, sou aquele que está aqui para servir toda a gente”, refere.

O cónego Manuel Lourenço destaca que os sacerdotes são cuidados e acompanhados num ambiente familiar.

“Estes sacerdotes vêm para aqui com os seus hábitos, mas quando chegam já não querem sair; aqui atendemos as pessoas como não se atende em parte nenhuma”, reforça.

Atualmente a casa tem 21 sacerdotes; mais de metade precisam de ajuda ao nível de higiene e alimentação, outros ainda saem para os seus passeios ou afazeres diários. 

“Estou aqui 24 sobre 24 horas em alegria, porque sinto que Jesus me dá mais do que eu dou. Começamos às 06h30 com banhos e pequenos-almoços, é claro que há as funcionárias,mas gostamos de passar o dia a acompanhar, passar e ir ver, estar com eles, vemos se estão confortáveis”, explica a irmã Alice Polónia.

A religiosa, que está nesta casa há dez anos, deixou a sua terra natal, em Viana do Castelo.

Neste tempo de advento, rumo ao Natal, a irmã Alice destaca a preparação que cada sacerdote vai fazendo, a título individual, nesta casa que está sempre em desassossego.

“Esta não é uma casa sossegada, aqui não temos sossego nunca, isto não é um lar é a casa dos sacerdotes. Por isso, vamos ao quarto de um e estão a rezar o ofício,  o terço, outro está na sua leitura espiritual e neste tempo de advento cada um vai preparando o seu Natal”, conta. 

Pelas mãos da “artista” irmã Paula  e com a ajuda da irmã Alice chega a decoração natalícia por toda a casa, com pormenores que chamam a atenção e culmina com a noite de Natal, onde todos se juntam para a consoada.

“É uma noite em que todos aparecem, um de gravata outro de cabeção e enfeitamos o refeitório… Só não há celebração da meia-noite porque já não conseguem, mas estão mais tempo na mesa, conversam mais, há um espírito com outra alegria”.

Percorrendo a casa de 10 andares no centro de Lisboa, encontra-se a capela onde os moradores celebram Missa diária.

Num dos quartos, o padre Valdomiro, de 92 anos, apressou-se a dar opinião sobre a casa sacerdotal.

“A casa é extraordinária, humanamente é muito boa, tratam-nos todos muito bem, graças a Deus que vim para aqui… Não é um luxo mas há amor aqui, amor que é de lá de cima e que faz trabalhar toda a gente”, declarou.

Os cuidados necessários aos sacerdotes de idade avançada e o sossego em que vivem são mote para os programas Ecclesia desta semana de advento, na Antena 1 da rádio pública.

SN

Idosos: Conhecer a casa sacerdotal de Lisboa – Emissão 02-12-2019

Partilhar:

Por: www.agencia.ecclesia.pt

COMPARTILHAR