Óbito: Faleceu D. Manuel Vieira Pinto, arcebispo emérito de Nampula

Bispo do Porto preside às exéquias esta sexta-feira, ás 12h00, na Igreja de Cedofeita

Porto, 30 abr 2020 (Ecclesia) – Faleceu hoje na Casa Sacerdotal da Diocese do Porto D. Manuel Vieira Pinto, arcebispo emérito de Nampula (Moçambique), aos 96 anos de idade.

O funeral do arcebispo emérito de Nampula vai ser presidido por D. Manuel linda, esta sexta-feira, às 12h00, na Igreja de Cedofeita, disse à Agência Ecclesia a Diocese do Porto.

Natural de Amarante, D. Manuel Vieira Pinto foi nomeado bispo de Nampula em 1967 e na reorganização eclesiástica de Moçambique, com a criação de novas dioceses e com a elevação das dioceses da Beira e de Nampula a arquidioceses, foi nomeado arcebispo de Nampula, a 4 de junho de 1984.

O prelado português resignou a 18 de janeiro de 1998, permanecendo na arquidiocese moçambicana até à sua jubilação no ano 2000, regressando então a Portugal (16 de novembro).

D. Manuel da Silva Vieira Pinto nasceu a 9 de dezembro de 1923, em Aboim, Amarante, na Diocese do Porto; foi ordenado presbítero na catedral da sua diocese por D. Agostinho de Jesus e Sousa, a 7 de agosto de 1949, tendo sido coadjutor da paróquia de Campanhã e assistente de vários organismos da Ação Católica;

Em 1955 foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário de Vilar, e foi o responsável nacional do Movimento do Mundo Melhor, depois de “algum tempo em Roma, ao longo do ano de 1960”, para conhecer o movimento apostólico.

O Papa Paulo VI chamou-o ao episcopado a 27 de abril de 1967 para ser bispo de Nampula e foi ordenado a 29 de junho do mesmo ano na igreja da Trindade, pelo núncio apostólico em Portugal, D. Maximiliano Furstemberg.

PR

Partilhar:

Por: www.agencia.ecclesia.pt

COMPARTILHAR